10 tendências surpreendentes da impressão 3D

 

Enquanto a impressão 3D já existe há algum tempo, os pensadores inovadores encontram novas maneiras de aplicá-la para tornar o mundo um lugar melhor - mesmo fora do planeta.

 

1.  Óculos 3D

Embora você possa imprimir em 3D quadros de óculos individuais, como você vê no vídeo acima, esse não é o uso mais eficiente para o produto. Como em outras áreas de fabricação, a impressão 3D é usada para prototipagem rápida. “A capacidade de ter nossos protótipos de conceito impressos em 3D imitam exatamente a mesma cor e textura que o produto final acelerou significativamente o desenvolvimento de novas armações de óculos”, explicou Daniel Tomasin , Coordenador de Amostra de Produto dos estados Safilo.

Como elimina a necessidade de pintar, eles são capazes de criar um protótipo no tempo. Como ele disse, “podemos responder rapidamente às tendências do mercado e reduzir nosso ciclo de prototipagem de 15 horas para apenas 3 horas”.

Luca Bordin, especialista em Modelagem 3D da Safilo acrescentou: "Isso nos ajuda a não apenas reduzir drasticamente o tempo de resposta, mas também ajuda a melhorar a comunicação com os projetistas, permitindo-nos alcançar o melhor produto possível".

 

2. Construção residencial

Outra maneira pela qual a impressão 3D está sendo usada para tornar o mundo um lugar melhor é reduzir o custo da construção de residências o suficiente para tornar novas casas acessíveis àqueles cuja renda coloca um abrigo adequado além de seu alcance.

Uma empresa que fez disso sua missão é a ICON . Seu slogan é "Estamos mudando a maneira como as pessoas vivem". Ele se propôs a aplicar a impressão 3D a casas e visualiza comunidades inteiras criadas dessa maneira em uma espécie de versão do Levitton no século XXI.

No ano passado, a ICON construiu a casa Chicon,  descrita como  “a primeira casa com impressão 3D construída nos Estados Unidos” em Austin, Texas, em 2018. Demorou algumas semanas para imprimir “e despertou a imaginação de clientes, investidores, imprensa, e a comunidade de conferências SXSW’.

 

3. Próteses

“Transformar deficiências em superpoderes” é a visão que define a Open Bionics, (explicar o que faz a empresa) . Sua missão é criar “dispositivos assistenciais acessíveis que aprimorem o corpo humano”.

Seu primeiro produto foi o Braço Herói , que eles descrevem como “o primeiro braço biônico impresso em 3D medicamente certificado do mundo, com funcionalidade de múltiplas garras e estética fortalecedora”. É “uma prótese mioelétrica leve e acessível”.  

A empresa agora oferece uma seleção de capas temáticas para o Hero Arm, incluindo Star Wars BB-8, Marvel Iron Man, Disney Frozen e Deus Ex. Eles são feitos sob medida usando técnicas inovadoras de impressão 3D e digitalização 3D. 

A dedicação para ajudar as crianças, fornecendo-lhes mãos impressas em 3D, também é a paixão motriz por trás de um grupo de voluntários que formaram o e-NABLE . 

4. Joias de metal

Era possível imprimir joias em 3D há mais de uma década, embora essas fossem limitadas ao que poderia ser feito de plástico. Agora, graças às técnicas avançadas de fabricação de aditivos em metal, é possível projetar e executar delicados colares de metal, brincos, pulseiras e anéis.  

5. Peças de avião

A Airbus adotou a tecnologia de impressão 3D para peças de avião há alguns anos. 

Desde então, ampliou o uso de impressão 3D para finalizar o interior de seu avião com peças feitas em parceria com uma empresa de impressão 3D sediada na Bélgica chamada Materialize .

 “As peças impressas em 3D não são tão fortes quanto as feitas com métodos tradicionais de moldagem”, explicou a Airbus , mas seu peso reduzido oferece uma vantagem de eficiência e agora são capazes de produzir as peças com uma aparência que pode ser integrada  na decoração do interior do avião.

Contato

 
  • Endereço

    Rua Resedá, 213 - Santa Efigênia. Belo Horizonte - MG